O internato em atenção básica no exercício da educação em saúde em escolas públicas: relato de experiência

Autores

  • Flavia Elisa Pedrosa CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAMINAS MURIAÉ
  • Richard Duvanel Rodrigues centro universitário unifaminas muriae. mg
  • Jeremias Regis de Mattos Soares Centro Universitário Unifaminas, Muriaé, MG. http://orcid.org/0000-0003-3518-6274
  • Roberta Peconick de Magalhães Gomes centro universitario unifaminas muriae mg

Resumo

Relatar a experiência vivenciada durante as atividades avaliativas realizadas com internos do curso de medicina do Centro Universitário UNIFAMINAS - Muriaé. Estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência. As atividades foram desenvolvidas com os alunos do internato de Atenção Básica, do décimo período do curso de medicina durante os meses de julho a dezembro de 2019. Percebeu-se que o ambiente escolar se configura como um instrumento para as transformações que ocorrem no campo da saúde das comunidades onde os alunos do internato estão inseridos, apresentando-se como um espaço de interação, fortalecendo ações e atividades, permitindo a articulação dos saberes em saúde com o cotidiano das comunidades envolvidas. Tal atividade contribuiu para a construção e o aprimoramento do saber-fazer da medicina no tocante a um dos seus processos de trabalho, o ensinar-aprender, enriquecendo sobremaneira a formação do perfil do egresso de forma crítica e emancipatória.

Palavras-chave: Educação em saúde; medicina; Ensino em comunidade; Atenção Básica.

Biografia do Autor

Flavia Elisa Pedrosa, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAMINAS MURIAÉ

1médica pela UFJF, campus Juiz de fora- MG, especialista em Clínica Médica pelo Hospital Guilherme Álvaro, Santos – SP, especialista em Geriatria e Gerontologia pela AMB e SBGG, São Paulo, SP, Coordenadora dos Internatos de Atenção Básica e Saúde Coletiva do curso de medicina do Centro Universitário UNIFAMINAS- Muriaé, MG.

Richard Duvanel Rodrigues, centro universitário unifaminas muriae. mg

²médico pela UFJF, campus Juiz de Fora – MG, especialista em Ginecologia-Obstetrícia pelo Hospital Central do IASERJ, Rio de Janeiro – RJ, especialista em Medicina de Família e Comunidade pela UFJF, campus Juiz de fora- MG, mestrando pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de BH, Belo Horizonte – MG, Coordenador do Núcleo de Atenção Primária do curso de medicina do Centro Universitário UNIFAMINAS- Muriaé, MG.

Jeremias Regis de Mattos Soares, Centro Universitário Unifaminas, Muriaé, MG.

Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário Unifaminas, Muriaé, MG.

Roberta Peconick de Magalhães Gomes, centro universitario unifaminas muriae mg

4Educadora Física pela UFV, campus Viçosa MG, especialista em fisiologia do exercício pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, RJ. Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário Unifaminas, Muriaé, MG.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. As cartas da promoção da saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: princípios e diretrizes. Brasília (DF). Ministério da Saúde, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. HIV/ AIDS, hepatites e outras DST. Caderno de atenção básica nº 18. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Secretaria de Vigilância em Saúde. Saúde e prevenção nas escolas: guia de formação de profissionais de saúde e de educação; 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem: princípios e diretrizes. Brasília (DF). Ministério da Saúde, 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Saúde sexual e saúde reprodutiva. Caderno de atenção básica nº 26. Brasília (DF). Ministério da Saúde; 2010.

DIAS, V.P.; SILVEIRA, D.T.; WITT, R.R. Educação em saúde: o trabalho de grupos em atenção primária. Rev APS [Internet]. 2009.

Downloads

Publicado

16-12-2020

Como Citar

Pedrosa, F. E., Duvanel Rodrigues, R., de Mattos Soares, J. R., & Peconick de Magalhães Gomes, R. (2020). O internato em atenção básica no exercício da educação em saúde em escolas públicas: relato de experiência. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 15(2). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/522

Edição

Seção

Relato de experiência