Desempenho funcional em crianças com paralisia cerebral

Autores

  • Marina Fernandes de SOUZA Faculdade de Minas (FAMINAS), Muriaé (MG).
  • Rafael Gonzalez de OLIVEIRA Faculdade de Minas (FAMINAS), Muriaé (MG).
  • Clarissana Araújo BOTARO Faculdade de Minas (FAMINAS), Muriaé (MG).
  • Luciana de Andrade AGOSTINHO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro (RJ).
  • Eustáquio Luiz PAIVA-OLIVEIRA Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói (RJ).

Resumo

Este estudo avaliou o desempenho funcional de pacientes com paralisia cerebral (n=10), provenientes de atendimentos realizados na APAE e Clínica Escola de um município da Zona
da Mata Mineira (MG). Utilizou-se para avaliação da capacidade funcional o Inventário de Avaliação Pediátrica de Disfunção (PEDI – versão brasileira). Admitiu-se como significante pd”0,05 para todas as variáveis analisadas. Os resultados sugeriram incapacidade relacionada à mobilidade dos
pacientes. O sexo masculino apresentou índices menores em relação ao sexo oposto (p<0,05). As variáveis faixa etária e tipo de paralisia cerebral não apresentaram diferenças significativas entre os diferentes domínios analisados (p>0,05). Os pacientes atendidos na APAE apresentaram pontuação superior aos atendidos na Clínica Escola no domínio função social(p<0,05). Conclui-se que o domínio mobilidade possui as piores pontuações, sendo o sexo masculino o mais afetado, e que exige
maior assistência. 

Palavras-chave: paralisia cerebral, desempenho funcional, PEDI.

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Publicado

12-09-2016

Como Citar

SOUZA, M. F. de, OLIVEIRA, R. G. de, BOTARO, C. A., AGOSTINHO, L. de A., & PAIVA-OLIVEIRA, E. L. (2016). Desempenho funcional em crianças com paralisia cerebral. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 9(3). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/334