Avaliação de estafilococos coagulase positiva em uma unidade de alimentação pública do estado de Minas Gerais

Autores

  • Lídia Granato BARBOSA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Rio Pomba (MG).
  • Ruy MADEIRA JÚNIOR Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Rio Pomba (MG).
  • Aurélia Dornelas de Oliveira MARTINS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Rio Pomba (MG).
  • Eliane Maurício Furtado MARTINS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Rio Pomba (MG).
  • Cristina Thielmann MARTINS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Rio Pomba (MG).

Resumo

Avaliou-se a presença de estafilococos coagulase positiva em uma unidade de alimentação e nutrição pública do estado de Minas Gerais. Foram realizados swabs em superfícies de contato com alimentos e em mãos de manipulador. Análises microbiológicas antes e após a orientação dos manipuladores foram efetuadas. Constatou-se redução de estafilococos, mas os
valores continuaram acima do recomendado pela literatura, apontando irregularidades nas condições higiênico-sanitárias.

Palavras-chave: alimentação coletiva, estafilocos coagulase positivo, manipulador de alimentos.

Downloads

Publicado

12-09-2016

Como Citar

BARBOSA, L. G., MADEIRA JÚNIOR, R., MARTINS, A. D. de O., MARTINS, E. M. F., & MARTINS, C. T. (2016). Avaliação de estafilococos coagulase positiva em uma unidade de alimentação pública do estado de Minas Gerais. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 10(1). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/310