A qualidade de vida no ambiente de trabalho sob a ótica de professores da rede pública

Autores

  • Ariane do Carmo SOUZA Faculdade de Minas (FAMINAS), Muriaé (MG).
  • Soraya Lúcia do Carmo da Silva LOURES Faculdade de Minas (FAMINAS), Muriaé (MG).

Resumo

Este estudo objetiva conhecer e analisar os fatores que interferem na qualidade de vida no trabalho dos professores levando em consideração fatores como incentivo para desenvolver suas tarefas, oportunidade de crescimento e segurança, integração entre os funcionários, salário, satisfação
e motivação. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa e caráter exploratório, cujo instrumento foi uma entrevista semi-estruturada, realizada com 20 professores pertencentes a uma escola pública situada na cidade de Muriaé (MG). A análise dos
dados revelou que no ambiente de labor pesquisado há um bom trabalho em equipe e também oportunidade para os professores desenvolverem sua criatividade. Contudo, apesar do trabalho não lhes oferecer segurança, o salário não ser compatível com o mercado de trabalho e existirem obstáculos que contribuem para a insatisfação, a grande maioria dos entrevistados sente-se satisfeita e motivada para desenvolver suas atividades. De modo geral, constatou-se que os professores consideram boa a qualidade de vida no trabalho.

Palavras-chave: professor, qualidade de vida no
trabalho, motivação.

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Publicado

30-08-2016

Como Citar

SOUZA, A. do C., & LOURES, S. L. do C. da S. (2016). A qualidade de vida no ambiente de trabalho sob a ótica de professores da rede pública. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 7(3). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/285