Análise do perfil social e físico de profissionais de Educação Física atuantes em Muriaé (MG)

Autores

  • Débora Theodoro Junqueira CAETANO Faculdade de Minas (FAMINAS), Muriaé (MG).
  • Guilherme TUCHER Faculdade de Minas (FAMINAS), Muriaé (MG).
  • Jairo Antônio da PAIXÃO Faculdade de Minas (FAMINAS), Muriaé (MG).

Resumo

O estudo analisou o perfil social e físico de profissionais de educação física em diferentes áreas de atuação na cidade de Muriaé (MG). A amostra foi composta por 30 professores divididos em três grupos, de acordo com sua área de atuação:
G1 (escola), G2 (academia) e G3 (academia e escola). Para a coleta de dados foram empregados três instrumentos: (a) questionário fechado com 8 questões que caracterizaram o profissional e sua atuação, (b) o índice de massa corporal (IMC), e (c) o nível de atividade física (IPAQ). Não foi encontrada diferença significativa na carga horária de trabalho
semanal (p = 0,017) e no IMC (p = 0,54). Não há relação entre o IMC e o local de trabalho (p = 0,25). Como resultado do IPAQ, 50% dos avaliados em G1, 100% em G2 e 60% em G3 foram classificados como “muito ativo”. Não foram encontrados diferentes padrões corporais que caracterizassem as
diferentes áreas específicas de atuação.

Palavras-chave: corpo, estereótipo, professor de
educação física.

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Publicado

30-08-2016

Como Citar

CAETANO, D. T. J., TUCHER, G., & PAIXÃO, J. A. da. (2016). Análise do perfil social e físico de profissionais de Educação Física atuantes em Muriaé (MG). REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 6(3). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/262