Reflexões sobre o ensino da leitura: formando crianças leitoras

Autores

  • Elza Maria Canhetti MONDIN Avaliadora do INEP-MEC.

Resumo

Pensando a leitura como processo ativo e pessoal, com o objetivo de formar crianças leitoras e não decifradoras, este artigo discute, com base em uma revisão literária sobre diferentes contribuições – psicológica, pedagógica e lingüística –, a situação ideal do ensino da leitura e a situação real desta prática pedagógica, propondo a emergência de mudanças no ensino de leitura e indicando caminhos para a formação de autênticas crianças leitoras.

Palavras-chave: crianças leitoras, ensino da leitura,
contextos social e escolar.

Downloads

Publicado

29-08-2016

Como Citar

MONDIN, E. M. C. (2016). Reflexões sobre o ensino da leitura: formando crianças leitoras. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 5(1). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/231