Mídia, política e espaço público

Autores

  • Luiz Ademir de OLIVEIRA Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei (MG).
  • Adélia Barroso FERNANDES Centro Universitário de Belho Horizonte (UNIBH), Belo Horizonte (MG).
  • Carla Martoni MENDES Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), Conselheiro Lafaiete (MG).

Resumo

O artigo traz uma discussão sobre mídia e espaço público tomando como referência os trabalhos do filósofo Jürgen Habermas, desde a sua visão crítica dos anos 60 até os livros mais recentes que apontam uma nova concepção sobre a vida
pública. Os meios de comunicação de massa eram
apontados como responsáveis por destruir as fronteiras entre o público, o privado e o íntimo, mas hoje, para os autores, a mídia pode ser pensada como uma instância que amplia a vida pública. Tornando-se, dessa forma, um espaço de disputas
argumentativas. 

Palavras-chave: espaço público, mídia, esfera privada, sociedade intimista, disputas discursivas.

Publicado

29-08-2016

Como Citar

OLIVEIRA, L. A. de, FERNANDES, A. B., & MENDES, C. M. (2016). Mídia, política e espaço público. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 5(1). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/230