O processo de produção da notícia e os critérios de noticiabilidade: um olhar sob o prisma das teorias do jornalismo

Autores

  • Orozimbo SOUZA JÚNIOR Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), Belo Horizonte (MG).
  • Luiz ademir de OLIVEIRA Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), Juiz de Fora (MG); Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), Belo Horizonte (MG).

Resumo

Este artigo traz uma discussão sobre a rotina jornalística e os critérios de noticiabilidade. A comunicação, como campo dinâmico, passou e passa por constantes mudanças na forma como é desenvolvida. Dentre as mudanças, surgem critérios
ou parâmetros para a escolha, dentre os inúmeros  acontecimentos diários, daquilo que será noticiado. A eleição do fato jornalisticamente pertinente é feita com base em critérios mercantis e a busca por uma adequação à forma como as empresas jornalísticas desenvolvem seus trabalhos.

Palavras-chave: teorias do jornalismo, processo de produção da notícia, rotinas de produção, critérios de noticiabilidade.

Downloads

Publicado

23-08-2016

Como Citar

SOUZA JÚNIOR, O., & OLIVEIRA, L. ademir de. (2016). O processo de produção da notícia e os critérios de noticiabilidade: um olhar sob o prisma das teorias do jornalismo. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 3(1). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/189