A construção da identidade feminina na telenovela Belíssima da Rede Globo

Autores

  • Luiz Ademir de OLIVEIRA Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), Juiz de Fora (MG); Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), Belo Horizonte (MG).
  • Carla Martoni MENDES Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), Juiz de Fora (MG).

Resumo

O presente artigo traz uma discussão sobre os dilemas da mulher moderna – submissão e/ou emancipação – frente às transformações da era moderna. Tomando como referência a importância do campo da mídia como espaço de centralidade da vida social, o objetivo é levantar um debate sobre as representações criadas sobre o universo feminino na novela Belíssima, exibida em 2005 e 2006 pela Rede Globo no horário nobre. Articula-se, então, a discussão da mídia, indústria
cultural e identidade feminina, tendo em vista que as telenovelas continuam sendo o principal produto midiático brasileiro e de grande impacto sobre o imaginário popular.

Palavras-chave: indústria cultural, mídia, televisão,
telenovelas, identidade feminina.

Downloads

Publicado

23-08-2016

Como Citar

OLIVEIRA, L. A. de, & MENDES, C. M. (2016). A construção da identidade feminina na telenovela Belíssima da Rede Globo. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 2(3). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/179