Efeito alelopático do extrato aquoso do leiteiro (Euphorbia heterophyllaL.) sobre a germinação de sementes de soja (Glycine max(L.) Merr.) e de ervilha (Pisum sativum L.)

Autores

  • Silvane VESTENA Faculdade de Minas (FAMINAS); Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina (FAFISM).
  • Priscila Gomes NÓBREGA Faculdade de Minas (FAMINAS).
  • Juliany Gripp SATHLER Faculdade de Minas (FAMINAS).
  • Alexandre Horácio Couto BITENCOURT Faculdade de Minas (FAMINAS); Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina (FAFISM).

Resumo

A alelopatia foi definida como um fenômeno em que substâncias químicas são produzidas e liberadas ao meio ambiente a partir de plantas ou de microrganismos. O objetivo deste trabalho foi determinar os efeitos alelopáticos do leiteiro
(Euphorbia heterophyllaL.) sobre a germinação de soja (Glycine max(L.) Merr.) e de ervilha (Pisum sativum L.). Os resultados demonstraram que o leiteiro inibiu a germinação de sementes de soja e de ervilha apenas nas mais altas concentrações utilizadas. Com isso, o efeito do leiteiro sobre o crescimento destas espécies deve ser levado em consideração, o que merece futuras pesquisas.

Palavras-chave: alelopatia, Euphorbia heterophylla,
Glycine max, Pisum sativum.

Downloads

Publicado

23-08-2016

Como Citar

VESTENA, S., NÓBREGA, P. G., SATHLER, J. G., & BITENCOURT, A. H. C. (2016). Efeito alelopático do extrato aquoso do leiteiro (Euphorbia heterophyllaL.) sobre a germinação de sementes de soja (Glycine max(L.) Merr.) e de ervilha (Pisum sativum L.). REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 2(2). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/164