Processo de internacionalização das pequenas e médias empresas brasileiras – uma análise do setor de autopeças

Autores

  • Paulo Henrique de Lima SIQUEIRA Faculdade de Minas (FAMINAS).

Resumo

RESUMO: O objetivo deste estudo foi o de analisar o processo de internacionalização das pequenas e médias empresas brasileiras de autopeças, identificando os fatores motivadores desse processo, os dificultadores e as estratégias para superar esses dificultadores. Seis hipóteses foram formuladas sobre o processo de internacionalização dessas PMEs: é mais motivado por fatores internos, apresenta dificuldades gerenciais, tem limitações no levantamento de recursos financeiros, apoia-se em estratégias de baixo comprometimento, comercializam produtos padronizados com os do mercado interno e adotase estratégia enfoque dupla baixo custo / diferenciação. Os dados levantados junto a 34 autopeças através de entrevista direta e analisados com técnicas não paramétricas, mostram que as hipóteses formuladas correspondem à realidade das PMEs de
autopeças brasileiras.

Palavras-chaves: pequenas e médias empresas,
internacionalização.

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Publicado

22-08-2016

Como Citar

SIQUEIRA, P. H. de L. (2016). Processo de internacionalização das pequenas e médias empresas brasileiras – uma análise do setor de autopeças. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 1(3). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/151