Relações sociais e práticas mágicas na capitania do ouro: o caso do negro angola Pai Caetano (Vila Rica – 1791)

Autores

  • André NOGUEIRA

Resumo

O presente artigo objetiva tentar contribuir para ampliar nosso conhecimento acerca das práticas vistas como magismo e feitiçaria nas Minas Gerais setecentista. Para tanto, iremos focar nossa análise em uma devassa civil realizada contra o negro angola Caetano da Costa, ou Pai Caetano, como era respeitosamente definido por algumas das testemunhas. Esse documento nos possibilitou refazer as ações mais lembradas desse célebre “feiticeiro”, marcadas por forte hibridismo cultural,fruto da realidade e das demandas no novo espaço vivido: uma área urbana e mineradora na América portuguesa.
Interessa-nos também abordar as diferentes visões e sentimentos que pairavam sobre essas pessoas e suas ações, cotejando o caso de Pai Caetano com o de outros africanos e afro-descendentes enredados em devassas eclesiásticas no mesmo período.

Palavras-chave: calundus, práticas de cura, devassas.

Downloads

Publicado

22-08-2016

Como Citar

NOGUEIRA, A. (2016). Relações sociais e práticas mágicas na capitania do ouro: o caso do negro angola Pai Caetano (Vila Rica – 1791). REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 1(3). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/148