O ensino da álgebra associado à geometria – um estudo de caso

Autores

  • Olga Maria Medeiros de OLIVEIRA Faculdade de Minas (FAMINAS)
  • Elenice de Souza Lodron ZUIN Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP); Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG).

Resumo

RESUMO: O presente trabalho enfoca o ensino da
álgebra associado à geometria realizado por um professor de matemática nas 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, o qual procura tornar mais significativa a aprendizagem deste tópico. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas e procedemos a uma análise qualitativa dos dados Consideramos que o material didático utilizado pelo docente e a sua formação foram fundamentais para que se realizasse uma prática em sala de aula que vai ao encontro do que é proposto nos Parâmetros Curriculares de Matemática, dedicados às últimas séries do ensino fundamental. Um de seus objetivos se constitui em propiciar o desenvolvimento do pensamento algébrico, já que a álgebra é o conteúdo a ser trabalhado, sem deixar de lado o desenvolvimento do pensamento geométrico. 

Palavras-chave: ensino da álgebra, geometria, ensino fundamental, educação matemática.

Downloads

Publicado

22-08-2016

Como Citar

OLIVEIRA, O. M. M. de, & ZUIN, E. de S. L. (2016). O ensino da álgebra associado à geometria – um estudo de caso. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 1(3). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/144