Mudanças nas fortunas: Juiz de Fora, 1870-1914

Autores

  • Rita de Cássia da Silva ALMICO

Resumo

RESUMO: O objetivo desse trabalho é perceber como se deu o comportamento dos investimentos pessoais e, qual era a composição da riqueza em Juiz de Fora no período de 1870-1914. O recorte temporal justifica-se a partir de dois critérios: primeiramente por se tratar do período correspondente ao auge da produção de café do município, principal origem das riquezas; em segundo lugar, porque as mudanças no contexto econômico internacional após a Primeira Grande Guerra demandariam um maior esforço de contextualização da economia local, saindo, portanto do foco de nosso estudo.
Procuramos entender a transformação ocorrida na riqueza pessoal como reflexo do que estava ocorrendo em nível nacional, numa sociedade que passa pela mudança do modo de produção escravista para p capitalista, embora este ainda fosse incipiente.

Palavras-chave: riqueza, Juiz de Fora, cafeicultura.

Downloads

Publicado

22-08-2016

Como Citar

ALMICO, R. de C. da S. (2016). Mudanças nas fortunas: Juiz de Fora, 1870-1914. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 1(2). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/138