Determinação do potencial genótico, toxicidade, índice mitótico de boldo e utilização de plantas medicinais em região rural próxima ao município de Muriaé (MG)

Autores

  • Victor Hugo Ferraz da SILVA Faculdade de Minas (FAMINAS)
  • Gabriela Maria Riguete RIBEIRO Faculdade de Minas (FAMINAS)
  • Rômulo da Silva GRIPP Faculdade de Minas (FAMINAS)
  • Max Jordan de Souza DUARTE Faculdade de Minas (FAMINAS)
  • Juliana Rodrigues LEOPOLDO Faculdade de Minas (FAMINAS)
  • Alexandre Horácio Couto BITTENCOURT Faculdade de Minas (FAMINAS)
  • Luciana de Andrade Agostinho Faculdade de Minas (FAMINAS)

Resumo

RESUMO: Realizou-se um levantamento etnobotânico de plantas medicinais utilizadas por moradores da região rural próxima à cidade de Muriaé (MG), por meio de questionário, e avaliou-se o potencial genotóxico e o índice mitótico da planta mais citada. Foram entrevistados 41 participantes, sendo a planta boldo a mais citada (16%). Utilizou-se extrato aquoso de Plectranthus barbatus em duas concentrações 3g/500 mL (T1) e 13g/500 mL (T2), além de um controle negativo composto por água destilada (C1). Após um período de 72 horas, as radículas foram coletadas, fixadas em etanol-ácido acético (3:1) e estocadas em etanol 70%. Foram analisadas células em todas as fases do ciclo celular de A. cepa. Os resultados do teste demonstraram que houve redução no tamanho médio das raízes em todas as concentrações testadas. O extrato aquoso de P. barbatus também demonstrou provocar alteração no ciclo celular pela inibição da divisão das células, como indica o índice mitótico, porém não apresentou valor estatisticamente significante (p = 0,05) entre as amostras T1 (p = 0,191), T2 (p = 0,114) e o controle. Não foram verificados efeitos genotóxicos nas células meristemáticas.
Palavras-chave: toxicidade, boldo, plantas medicinais, Allium cepa.

Downloads

Publicado

10-08-2016

Como Citar

SILVA, V. H. F. da, RIBEIRO, G. M. R., GRIPP, R. da S., DUARTE, M. J. de S., LEOPOLDO, J. R., BITTENCOURT, A. H. C., & Agostinho, L. de A. (2016). Determinação do potencial genótico, toxicidade, índice mitótico de boldo e utilização de plantas medicinais em região rural próxima ao município de Muriaé (MG). REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 11(2). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/111