Avaliação do perfil nutricional e condições de trabalho de colaboradores de unidades de alimentação e nutrição de Eugenópolis (MG)

Autores

  • Karine Fumian da SILVA Faculdade de Minas (FAMINAS)
  • Nicole Barbosa DRUMOND Faculdade de Minas (FAMINAS)
  • Denise Félix QUINTÃO denise.quintao@faminas.edu.br

Resumo

RESUMO: Para avaliação antropométrica, utilizou-se índice de massa corporal e circunferência da cintura. Foi aplicado um questionário para avaliar frequência alimentar, condições de trabalho e patologias. Encontrou-se excesso de peso em 82% dos colaboradores e obesidade abdominal em 82,4%. As patologias presentes foram hipertensão arterial sistêmica, colesterol alto e diabetes. Verificou-se consumo frequente de alimentos protetores em apenas 53% dos participantes, consumo semanal de doces, guloseimas e refrigerantes pela maioria e alta frequência no consumo de alimentos ricos em lipídios. É necessária a presença do nutricionista para que seja feita uma promoção da saúde e adequação na alimentação dos colaboradores das empresas.
Palavras-chave: estado nutricional, ergonomia, unidade de alimentação e nutrição, patologias.

Downloads

Publicado

10-08-2016

Como Citar

SILVA, K. F. da, DRUMOND, N. B., & QUINTÃO, D. F. (2016). Avaliação do perfil nutricional e condições de trabalho de colaboradores de unidades de alimentação e nutrição de Eugenópolis (MG). REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 11(2). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/109