Análise comparativa do volume de dieta enteral prescrito com o volume de dieta infundido em pacientes internados em um hospital do município de Muriaé (MG)

Autores

  • Gabriela Reis NUNES Faculdade de Minas (FAMINAS)
  • Francine Rubim de RESENDE Faculdade de Minas (FAMINAS)
  • Danielle Cristina Guimarães da SILVA Faculdade de Minas (FAMINAS)

Resumo

RESUMO: Estudo transversal realizado em um hospital público de Muriaé (MG). A amostra foi composta por 68 pacientes adultos e idosos que receberam nutrição enteral. Avaliaram-se 494 prescrições, sendo que 17,3% apresentaram alguma interferência na infusão da dieta. As principais causas foram pausa para realização de exames e procedimentos cirúrgicos (28,6%) e instabilidade hemodinâmica (15,5%). Diante do exposto, torna-se fundamental o planejamento e execução de ações preventivas e corretivas para minimizar as interrupções da dieta, otimizando o sucesso da terapia nutricional enteral.
Palavras-chave: dieta, nutrição enteral, terapia nutricional.

Downloads

Publicado

10-08-2016

Como Citar

NUNES, G. R., RESENDE, F. R. de, & SILVA, D. C. G. da. (2016). Análise comparativa do volume de dieta enteral prescrito com o volume de dieta infundido em pacientes internados em um hospital do município de Muriaé (MG). REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 11(2). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/108