Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Científica da FAMINAS (RCFaminas) recebe, em regime de fluxo contínuo, artigos científicos sobre temas relacionados às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas que estejam preferencialmente vinculados às áreas de Medicina I, Medicina II e Saúde Coletiva.

Serão aceitos, porém em número reduzido, estudos de caso e relatos de experiência relevantes.

Medicina I abarca as seguintes subáreas: Clínica Médica; Angiologia; Dermatologia; Cancerologia; Endocrinologia; Cardiologia; Gastroenterologia; Pneumologia; Nefrologia; Fisiatria; Medicina Legal e Deontologia.

Medicina II engloba as seguintes subáreas: Alergologia e Imunologia Clínica; Hematologia; Neurologia; Pediatria; Doenças Infecciosas e Parasitárias; Reumatologia; Saúde Materno-Infantil; Psiquiatria; Anatomia Patológica e Patologia Clínica; Radiologia Médica; Nutrição – Bioquímica da Nutrição; Dietética; Análise Nutricional de População; Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico.

Saúde Coletiva engloba as seguintes subáreas: Epidemiologia, Saúde Pública; e Medicina Preventiva.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de caso

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de experiência

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos à Revista Científica da FAMINAS (RCFaminas) são recebidos pela Comissão Editorial e, se em acordo com as normas de publicação, enviados a dois pareceristas (revisores) externos. Para ser publicado, o texto precisa ser aprovado por ambos. Caso seja aceito por um e recusado por outro, um terceiro parecerista avaliará o trabalho para que se chegue a uma conclusão.

Os pareceristas avaliam os textos segundo:

  • relevância da contribuição metodológica e teórica;
  • qualidade da pesquisa e diálogo com a literatura especializada;
  • argumentatividade e a compreensão.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.